Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Logoterapia, reconhecido pelo MEC.

Credenciado pela ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL de Logoterapia e Análise Existencial e pelo Institut Viktor Frankl of Viena.

ANOS:
2011/2013 (já concluído)
2012/2014 (já concluído)
2013/2015 (já concluído)
2014/2016 (já concluído)
2015/2017 (já concluído)
2016/2018 (em andamento)
2017/2019 (em andamento)
2018/2020 (inscrições abertas)
Obs:- A ALVEF já formou 10 turmas anteriores a essa parceria com a faculdade.

Carga-Horária: 360 horas.

Coordenadores: Sheila Maria Hesketh Rabuske e Guilherme Falcão.

Público-Alvo: O curso é dirigido aos profissionais graduados, que atuem ou que tenham interesse em atuar nas áreas envolvidas no curso.

APRESENTAÇÃO

A crescente necessidade de compreensão da atual fenomenologia social e da problemática cultural contemporânea, seja no Brasil, seja a nível internacional, nos leva a abrir caminhos em direção a uma nova visão de homem mais global e existencialmente transcendente. Tal problemática se evidencia nos índices alarmantes de processos psicopatológicos e psicossociais que influenciam na destruição da vida e causam a degradação moral das comunidades. Como exemplo, podemos citar o aumento indiscriminado no uso de álcool e drogas; nos níveis de delinqüência e violência nos últimos anos; nas doenças psiquiátricas, sobretudo a depressão; na pobreza e promiscuidade moral; nas taxas de distúrbios da aprendizagem e frustração/evasão escolar; AIDS e outras enfermidades crônicas e fatais. Sabe-se que uma parcela desses fatores recebe influência, pelo que se denomina hoje “vazio existencial” ou falta de sentido. É, então, imperioso formar profissionais da Saúde Mental, Educação, Gestão de Pessoas e de relação de ajuda, que tenham uma orientação humanística e existencial, voltada para o sentido da comunidade e da pessoa em sofrimento ou condicionada por tais fatores sociais e adversos. Nesse contexto a ALVEF- Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl oferece curso de especialização em Logoterapia – Análise Existencial, com aplicação nos contextos clínico, preventivo, educacional e social e organizacional com vistas a compreender e minimizar as possibilidades de fracasso social a que se encaminha a sociedade.

OBJETIVO GERAL

* Formar especialistas em Logoterapia proporcionando a estes profissionais a possibilidade de compreensão do homem com uma abordagem global e transdisciplinar, essencialmente humana, através de estudos, pesquisas e práticas de ajuda clínica-psicológica, educacional e social, cuja essência seja a busca do sentido da vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Fornecer subsídios instrumentalizando os alunos para a busca de alternativas práticas, que visem uma eficiência mais efetiva nas relações de trabalho, no atendimento coerente, porém mutante, com a realidade brasileira e com os programas de atendimento psicológico, educacional, social e empresarial.

* Aprofundar a questão dos valores existenciais e o estudo da problemática das frustrações de sua realização, as quais levam a psicopatologias, desempenho deficiente na aprendizagem, e desenvolvimento negativo no trabalho e na sociedade.

* Rever e analisar os fundamentos filosóficos, históricos, educacionais, sociológicos e antropológicos das principais teorias da personalidade, com orientação na Logoterapia e na análise existencial.

ESTRUTURA DO CURSO

* O plano do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Logoterapia é composto por 24 módulos de 15 horas-aula (perfazendo um total de 360 horas atividades) e pela elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (monografia).

EMENTAS

1 – 2 – INTRODUÇÃO À LOGOTERAPIA I E II – 30 horas/aula

Conceitos e definições. Origens da escola de Viktor E. Frankl. História e raízes científicas da Logoterapia. A Logoterapia entre as outras escolas de Psicoterapia. Os autores que influenciaram Viktor Emil Frankl. Análise crítica da obra de Frankl: “Em busca de sentido. Um psicólogo num campo de concentração”. Estudo introdutório dos principais termos usados na Logoterapia e de seus conceitos mais conhecidos.

3 – 4 – 5 – RAÍZES ANTROPOLÓGICO-FILOSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA LOGOTERAPIA. RAÍZES DO PENSAMENTO FRANKLIANO I E II – 45 horas/aula

Filosofia e Logoterapia. Os principais filósofos que contribuíram para esta escola. Conceitos de estudos sobre fenomenologia, existencialismo e axiologia. Ênfase em Max Scheller, Martin Buber e Karl Jaspers. Os filósofos do existencialismo: Martin Heidegger, Jean Paul Sartre, Gabriel Marcel, Sören Kierkegaard, William James. Visão de literatura existencialista: Dostoievski, Kafka, Victor Hugo, Tolstoi e outros.

6 – BASES ANTROPOLÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS DA LOGOTERAPIA. 15 horas/aula

Estudo da ontologia dimensional, consciência, espiritualidade, intuição. Validez científica e filosófica do agir logoterapêutico. As escolas e modelos psicológicos.

7 – A ÉTICA DESCRITIVA SOB A PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 30 horas/aula

A ética descritiva, Logoterapia e as esferas da normatividade: ética profissional, direito, etiqueta e moral. A legitimação dos valores: fundacionismo e relativismo. A ética como ciência simultaneamente natural e social e a dimensão ideológica. O desenvolvimento moral e a internalização de valores: cidadania e educação no mundo contemporâneo.

8 – 9 – 10 – 11 – LOGOTERAPIA BÁSICA (concepções e fundamentos, antropologia frankliana, personalidade na teoria frankliana, visão de Pessoa) 90 horas/aula.

Fundamentos da Logoterapia e sua posição entre as outras escolas de psicoterapia. Transcendência, consciente e inconsciente espiritual. A busca do sentido através das realizações de valores. Liberdade e responsabilidade. O núcleo espiritual-pessoa.

12 – LOGOTERAPIA COMPLEMENTAR E ESPECÍFICA. 15 horas/aula

O estudo da Logoterapia como complemento nas entidades clínico-psiquiátricas e como instrumento específico compreensivo nas entidades noéticas. O que é a fenomenologia noogênica. A teoria das neuroses como problema. A classificação das neuroses segundo Viktor E. Frankl. Fenomenologia somatogênica: neuroses orgânicas, psicoses, problemas psicossomáticos. Alcoolismo e toxicomania. Fenomenologia de origem na dimensão espiritual: noodinamismos de carência valorativa, neuroses coletivas, frustrações e vazio existencial.

13 – O CICLO DA VIDA VISTO SOB O ÂNGULO DA LOGOTERAPIA. 15 horas/aula

As crises humanas nas diversas faixas etárias e o seu sentido individual e comunitário. O adoecer do homem e seu significado. O envelhecer sob o ângulo do humanismo. Crise: fenômeno normal ou patológico? O adoecer no homem: a enfermidade e o “ser-aí-no-mundo”. Saúde e doença: aspectos positivos e negativos. O sentido do sofrimento no decorrer das adversidades pertinentes a cada faixa etária e aos fracassos possíveis.

14 – 15 – PRAXIS GERAL DA LOGOTERAPIA I E II. 30 horas/aula

A Logoterapia na prática da relação de ajuda. Recursos logoterapêuticos na empresa, na educação, na jurídica e no aconselhamento. Medidas de dificuldades na busca de sentido. A educação e promoção da saúde pela Logoterapia. A comunidade. Conceitos gerais de tratamento psicoterapêutico. A entrevista adequada em cada área.

16 – PSICOLOGIA PREVENTIVA. 15 horas/aula

Origens da psicologia preventiva. Conceitos de saúde e enfermidade. Diferenças entre saúde e doença. Família e Saúde. Elementos básicos de uma educação para a Saúde. Promoção de Saúde em psicologia preventiva. Perspectivas e expectativas da psicologia preventiva para o século XXI. Relacionar os métodos de prevenção da psicopatologia, em função da realização de valores. Como a Logoterapia pode visualizar a pessoa pelo lado da saúde mental e emocional, alavancando as capacidades transcendentes e de atitude. A liberdade e a responsabilidade como prevenção de psicopatologia. O modo humano de adoecer. Personalidade e prevenção em Psicologia.

17 – BASES METODOLÓGICAS E EPISTEMOLÓGICAS DA PESQUISA E DO TRABALHO MONOGRÁFICO. 30 horas/aula

Ciência e Logoterapia:- bases epistemológicas e metodológicas. A finalidade da pós-graduação:- pesquisa, artigo científico e trabalho monográfico. A normatização do texto científico.

17 – LOGOTERAPIA E QUALIDADE DE VIDA. 15 horas/aula

A Logoterapia e Medicina. Os conceitos gerais de qualidade de vida. A urgência de programas de qualidade de vida. Resiliência como a via régia da Logoterapia. As Intervenções da Logoterapia para melhor qualidade de vida. As contribuições da Logoterapia para melhor qualidade nas diversas áreas humanas.

18 – 19 – TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM LOGOTERAPIA I E II. 30 horas/aula

Preleções sobre temas, a serem definidos durante a execução do curso, tendo em vista as problemáticas suscitadas pelas disciplinas, os interesses manifestos pelos cursistas ou, ainda, outros acontecimentos contemporâneos que dizem respeito à Logoterapia. Relacionar os métodos de prevenção da psicopatologia, em função da realização de valores. Como a Logoterapia pode visualizar a pessoa pelo lado da saúde mental e emocional, alavancando as capacidades transcendentes e de atitude. A liberdade e a responsabilidade como prevenção de psicopatologia. O modo humano de adoecer. Personalidade e prevenção em Psicologia.

Professores convidados:-

Paulo Kroeff (Porto Alegre)-Doutor
Helmuth Kruger(Curitiba)-Doutor
Sam Cyrous (Goiania)- Mestre
Maria Helena Budal (Curitiba) – Mestre
Thiago Avellar Aquino (João Pessoa)-Doutor
Cláudio García Píntos (Buenos Aires)-Doutor
Gerónimo Acevedo (Buenos Aires)-Doutor
Adriano Holanda (Curitiba)- Doutor
Marcus Túlio (Recife)- Doutor
Helga Reinold (São Paulo)- Doutora
Marina Lemos Freitas (Ribeirão Preto)-Doutora
Daniele Bruzzone (Itália)- Doutor
Francisco Carlos Gomes dos Santos (São Paulo)- Doutor
Ademar Heermann (Curitiba)- Pós Doutor
Alejandro de Barbieri (Montevidéu)- Doutor
Gabriel Castelá (Buenos Aires)- Doutor
Andrés Kuplen(Uruguai)- Doutor
Aureliano Pacciola(Itália)-Doutor
Aurino Ramos Filho (Itajaí)- Doutor
Maria Eugênia Calheiros de Lima (Recife)-Doutora
Efren Martinez Ortiz (Bogotá)- Doutor
José Carlos Thimoteo Lobreiro (Mato Grosso)- Mestre

·A relação prevista dos professores poderá sofrer alterações sem aviso prévio.

DURAÇÃO DO CURSO

* Serão 24 meses de aula (presenciais) e orientações para o desenvolvimento da monografia.
* Início das aulas: março / Término das aulas: fevereiro

Como nosso sistema é modular (15 horas aulas/mensais) os alunos que tenham interesse num determinado módulo ou professor (e não estejam matriculados na turma de pós), poderão cursá-lo e lhe será concedido certificado avulso de extensão universitária nos módulos cursados.

PERIODICIDADE DAS AULAS

As aulas serão ministradas as sextas e sábados, mensalmente. Na sexta-feira o horário será das 18h00min às 22h00min. E no sábado turnos da manhã (das 08h30min-12h00min) e tarde (das 13h00min-17:30).

PRÉ-REQUISITOS PARA ESTUDAR NA PÓS-GRADUAÇÃO ALVEF

Os pré-requisitos para estudar nos cursos de pós-graduação da ALVEF são:

a) Possuir diploma do ensino superior.
b) Ter disponibilidade de horário para freqüentar no mínimo 75% das aulas (presenciais).
c) Ter acesso a internet para consulta aos materiais / notas / freqüências / extrato financeiro.
d) Ser aprovado na entrevista seletiva.

PROCEDIMENTO EXIGIDO PARA MATRÍCULA

1-O aluno deverá primeiramente realizar o pré-agendamento, através do site da ALVEF.
2-Efetuar depósito bancário no valor da inscrição (R$180,00) no BANCO ITAÚ – AG – 9282 C/C – 35151- 0 em nome da Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl, até dia 10/03/2018. No caso de desistência esse valor não será devolvido.
3-A documentação deverá ser entregue na Secretaria da faculdade, onde será assinado o contrato de prestação de serviços.
4-Os documentos necessários são:

a) Ficha de Inscrição – On line
b) Diploma do Curso Superior – AUTENTICADO.
c) Fotocópia da Carteira de Identidade e CPF.
d) 2 fotos 3×4 coloridas recentes.
e)-Comprovante de Residência.

INVESTIMENTO FINANCEIRO

Valor da Matrícula

1 parcela de R$ 180,00

Valor das Mensalidades

24 parcelas de R$ 600,00

O pagamento em dia (até dia 8 de cada mês) concede uma bonificação de R$50,00 ou seja paga-se R$550,00.

* O valor da inscrição deverá ser através de depósito bancário: BANCO ITAÚ – AG – 9282 – C/C 35151-0.

(após a entrega dos documentos e assinatura do contrato o aluno receberá um código que o identificará nos boletos mensais)

CERTIFICAÇÃO

* O concluinte que obter média no mínimo 7,5 nas disciplinas cursadas e 75% de freqüência no curso, receberá certificado de Especialista em Logoterapia.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

* O curso visa desenvolver a formação de profissionais especializados, com formação científica e prática criativa, procurando incentivar a busca de inovações, alternativas e soluções para problemas empresarias, clínicos, educacionais e sociais especificamente na área de relação de ajuda, dentro de um contexto moderno.

* As aulas são presenciais com acompanhamento de estudos e trabalhos.

* Durante o curso, os alunos participarão de palestras com especialistas em assuntos pertinentes ao curso; seminários cujos temas são originados nos assuntos estudados nos módulos e simpósios com discussões e debates dirigidos por profissionais e/ou técnicos voltados para a Psicologia e Relações sociais e educacionais.

* O corpo docente do curso será composto por professores-pesquisadores, na sua maioria mestres e doutores, atuando nas suas respectivas áreas do conhecimento e envolvidos diretamente com trabalhos na área de Psicologia clínica, Social, Empresarial e Educacional, com formação e prática reconhecidas no âmbito da Logoterapia.

* Com suas respectivas experiências profissionais, os professores orientarão os alunos nos seus trabalhos de conclusão de curso (monografias), os quais constituirão um importante material a ser indexado no acervo bibliográfico da ALVEF.

Assim, o Profissional que concluir o curso proposto terá uma atuação orientada para determinado segmento da sociedade, como empresas, órgãos governamentais, não governamentais e em entidades de qualquer natureza.