CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LOGOTERAPIA E
ANÁLISE EXISTENCIAL

1ª Turma EAD

Reconhecido pelo MEC

Credenciado pela ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL de Logoterapia e Análise Existencial e pelo Institut Viktor Frankl of Viena.

Unidade Promotora – FACIÊNCIA

                                -ALVEF- Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl.

Diretor do Centro proponente – Profa. Sheila Maria Hesketh Rabuske e Prof. Guilherme Falcão

Coordenação Geral do curso – Profa. Sheila Maria Hesketh Rabuske

Coordenação Adjunta – Psic. Espec.  Danuza El Khatib e Prof. Espec. Marcos Ens.

Coordenação Polo Rio de Janeiro– Psic. Espec. Sônia Nascimento

Coordenação Polo Montes Claros- Psic. Espec. Mara Medeiros e Psic. Espec. Marcos Ens

Coordenação Polo Curitiba- Psic. Espec. Marcos Ens e Psic. Espec. Danuza El Khatib.

Coordenação Polo Joinville- Ana Paula Mendes da Fonseca e Débora Cristiane Silvia e Danuza El Khatib.

Período previsto para realização – abril/2021 a março/2023.

Horário de realização do curso – Mensalmente um final de semana – sexta feira das 18h às 22h e sábado das 8h às 17h.

Carga Horária Total do Curso – 365 horas.

Carga Horária de Aulas Teóricas – 360 horas

Carga Horária de Orientação de TCC- 05 horas (metodologia de Pesquisa e a Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso).

Local de realização – EAD com quatro encontros presenciais, nos respectivos Polos

Público-alvo – Psicólogos, Médicos, Filósofos e áreas afins.

Investimento: Taxa de matrícula: 1X R$ 100,00

                       Mensalidade: 24X R$ 350,00

OBJETIVO

Proporcionar a especialização de profissionais da área de saúde mental, educação, comunicação e outras ciências humanas na linha escolástica da Logoterapia ou 3ª Escola Vienense de Psicoterapia, fundada por Viktor Emil Frankl. Proporcionar a estes profissionais a possibilidade de compreensão do homem com uma abordagem global e transdisciplinar, essencialmente humana, através dos estudos, pesquisas e práticas de ajuda clínico-psicológica, educacional e social, cuja essência seja a busca do significado ou sentido da existência.

Reumanizar os tratamentos psiquiátrico/psicológicos, as intervenções educacionais e pedagógicas, as ciências sociais e a compreensão antropológico-jurídica. Compreendendo o ser humano não como objeto de estudo, diagnósticos ou tratamentos, mas como uma pessoa que necessita de ajuda e que, apesar dos problemas ou desvios na maneira de agir, sente e pensa, e é um sujeito com potencialidades, dignidade e capacidade de decidir mesmo nas mais adversas condições de vida.

Rever e analisar os fundamentos filosóficos, históricos, educacionais, sociológicos e antropológicos das principais teorias da personalidade, com orientação na Logoterapia e na análise existencial.

Aprofundar a questão dos valores existenciais e o estudo da problemática das frustrações de sua realização, as quais levam a psicopatologias, desempenho deficiente na aprendizagem, e desenvolvimento negativo no trabalho e na sociedade. 

Fornecer subsídios, instrumentalizando os alunos, para a busca de alternativas, práticas logoterapêuticas, que visem um atendimento coerente, porém mutante, com a realidade brasileira e com os programas de atendimento psicológico, social e educacional, vigentes.

 

JUSTIFICATIVA

O movimento existencial e humanístico em psicoterapia tem-se ampliado nas Universidades Brasileiras, especialmente nas áreas da Psicologia, Saúde Mental, Psiquiatria, Neurociência e Medicina Geral, contribuindo, desta forma, para uma visão mais global da psique humana. Outras áreas das ciências humanas também estão ampliando sua visão do homem com recursos na orientação escolástica existencial e de sentido, tais como a Educação, as Comunicações, as Ciências Sociais, o Direito e outras da relação de ajuda. Assim, esta crescente necessidade de compreensão da atual fenomenologia social e da problemática cultural contemporânea, seja no Brasil, seja a nível internacional, nos leva a abrir caminhos em direção a uma nova visão de homem mais global e existencial-transcendente.

Tal problemática se evidencia nos índices alarmantes de processos psicopatológicos e psicossociais que influenciam na destruição da vida e causam a degradação moral das comunidades. Como exemplo, podemos citar o aumento indiscriminado no uso do álcool e drogas; nos níveis de suicídio; de delinquência e violência nos últimos anos; nas doenças psiquiátricas, sobretudo a depressão; na pobreza e promiscuidade moral; nas taxas de distúrbios da aprendizagem e frustração/evasão escolar; AIDS; pandemia pela COVID 19 e outras enfermidades crônicas e fatais.

Segundo inúmeros estudos na área da educação e psicologia, uma importante parcela desses fatores mencionados, são causados ou influenciados, pelo que hoje se denomina “vazio existencial”, ou falta de sentido pessoal ou comunitário; não somente pela pobreza e ignorância das populações menos privilegiadas, mas também nas classes sociais mais abastadas.

É, então, imperioso formar profissionais da Saúde Mental, Educação, Gestão de Pessoas e de relação de ajuda, que tenham uma orientação humanística e existencial, voltada para o sentido da comunidade e da pessoa em sofrimento ou condicionada por tais fatores sociais e adversos.

Nesse contexto a FACIÊNCIA em parceria com a ALVEF- Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl oferece curso de especialização em Logoterapia – Análise Existencial, com aplicação nos contextos clínico, preventivo, educacional e social e organizacional com vistas a compreender e minimizar as possibilidades de fracasso social a que se encaminha a sociedade 

Título a ser obtido pelo pós-graduando – Especialista em Logoterapia, a ser disponibilizado, para atuação na área específica da graduação comprovada no ato da matrícula.

Metodologia – Serão utilizadas, sempre de acordo com uma perspectiva interdisciplinar, aulas expositivas complementadas por apresentações audiovisuais, dinâmicas de grupo, simulações, discussões de casos, seminários, pesquisas e leituras complementares.

 Estrutura do curso – O Curso está estruturado em 5 etapas, totalizando 24 módulos teóricos além das horas de supervisão para o Tcc.

Logoterapia e Análise Existencial Pós-graduação (Latu Sensu) Turma 2021 - EAD

Ementas das Disciplinas

Perfil de Docentes*

Cronograma
Calendário do curso**

Previsão de início em abril de 2021 e término em março de 2023.

OBS.O presente calendário apresenta ordem cronológica das datas, sem que, obrigatoriamente tenha correspondência com a ordem de apresentação das disciplinas.

O calendário válido, com as devidas correspondências, data e disciplina, será devidamente apresentado após confirmações com o corpo docente.

Quando em determinadas disciplinas aparecem mais de um nome de professor é com o intuito de se ter alternativas nas possíveis alternâncias de aulas entre os polos.

Trabalho de Conclusão de Curso – O máximo de 05 orientandos por docente.

Recursos – Projetor Multimídia, TV e DVD.

Sala de Aula – Sala de aula comum ou Plataforma virtual.

Observações Gerais:

Critérios de Seleção, (documentação) e entrevista.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

Cópia digitalizada (documento em PDF) do CPF e Identidade;

Copia digitalizada (documento em PDF) do comprovante de residência;

Cópia digitalizada (documento PDF) do Diploma de Graduação (ou declaração de conclusão de graduação enquanto não retirar o diploma) OU

Cópia digitalizada (documento PDF) do Comprovante de matrícula e declaração de que está cursando um dos dois últimos períodos da graduação.

 LEGITIMIDADE

Os Cursos de Especialização: Pós-Graduações para se tornarem legítimos, devem ter a aprovação, devendo estar de acordo com a legislação vigente, quer seja do Ministério da Educação – Resolução CNE/CES n° 01/01, e de uma faculdade.

Certificação

O concluinte que obter média no mínimo 7,5 nas disciplinas cursadas e 75% de freqüência no curso, receberá certificado de Especialista em Logoterapia.

Informações Complementares

* O curso visa desenvolver a formação de profissionais especializados, com formação científica e prática criativa, procurando incentivar a busca de inovações, alternativas e soluções para problemas empresarias, clínicos, educacionais e sociais especificamente na área de relação de ajuda, dentro de um contexto moderno.

* As aulas são online com acompanhamento de estudos e trabalhos.

* Durante o curso, os alunos participarão de palestras com especialistas em assuntos pertinentes ao curso; seminários cujos temas são originados nos assuntos estudados nos módulos e simpósios com discussões e debates dirigidos por profissionais e/ou técnicos voltados para a Psicologia e Relações sociais e educacionais.

* O corpo docente do curso será composto por professores-pesquisadores, na sua maioria mestres e doutores, atuando nas suas respectivas áreas do conhecimento e envolvidos diretamente com trabalhos na área de Psicologia clínica, Social, Empresarial e Educacional, com formação e prática reconhecidas no âmbito da Logoterapia.

* Com suas respectivas experiências profissionais, os professores orientarão os alunos nos seus trabalhos de conclusão de curso (monografias), os quais constituirão um importante material a ser indexado no acervo bibliográfico da ALVEF.

Assim, o Profissional que concluir o curso proposto terá uma atuação orientada para determinado segmento da sociedade, como empresas, órgãos governamentais, não governamentais e em entidades de qualquer natureza.

Categorias: Sem categoria

1 comentário

Renan · 21 de março de 2021 às 03:34

Gratidão, o sonho voltou =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *